**ASPECTO GERAL**

O pastor australiano é bem proporcionado, ligeiramente mais longo do que alto, de tamanho e ossatura médias. Seu pelo oferece originalidade e variedade. Ele é atento e cheio de vivacidade, flexível e ágil, bem construído e musculoso, sem ser pesado. Pelagem de comprimento e textura médias. A cauda é encurtada ou deixada natural.

**MEDIDAS DO CORPO DO PASTOR AUSTRALIANO**
Medidas do corpo do Pastor Australiano (esquema não contratual).

**PROPORÇÃO IMPORTANTE:**
O comprimento, medido da ponta do esterno à ponta do quadril, é ligeiramente superior à altura, medida do topo da cernelha ao solo. Estrutura sólida, com ossatura média. Característica masculina, sem grosseria, na estrutura do macho. Característica feminina da fêmea, sem que a ossatura seja frágil.

**COMPORTAMENTO / CARÁTER:**
Cão de trabalho inteligente, dotado de um instinto pronunciado para condução e guarda de rebanhos. Companheiro fiel, possui energia suficiente para trabalhar o dia todo. Com temperamento equilibrado, tem um bom caráter, raramente brigão. Ele pode ser um pouco reservado nas primeiras interações.

**CABEÇA:**
Nítida, forte e seca. Em suas dimensões, deve ser proporcionada ao corpo.

**REGIÃO CRANIANA:**
Crânio: O topo é plano ou ligeiramente convexo. Pode apresentar uma leve protuberância occipital. O crânio tem a mesma largura que comprimento.
Stop: Moderado, bem definido.

**REGIÃO FACIAL:**
Focinho: Nos cães azul-merle e pretos, o focinho é preto (como os lábios). Nos vermelho-merle e vermelhos, o focinho é marrom (como os lábios). Nos cães merle, pequenas manchas rosas são aceitáveis no focinho, mas não devem cobrir mais de um quarto do focinho em cães com mais de um ano, o que é um defeito grave.

**OLHOS:** Cor marrom, azul, âmbar ou qualquer variação ou combinação dessas cores, incluindo manchas e marmoreados. Em forma de amêndoa, os olhos não são salientes nem afundados nas órbitas. Os cães com pelagem azul-merle (pelagem manchada) ou preta têm a borda das pálpebras pigmentada de preto. Os vermelho-merle e vermelhos têm a borda das pálpebras pigmentada de marrom.

**EXPRESSÃO:** O pastor australiano é atento, inteligente, vigilante e deseja agradar. O olhar deve ser vivo, mas amigável.

**ORELHAS:** Triangulares; com um tamanho moderado; presas altas na cabeça. Quando o cão está muito atento, elas se dobram para frente ou para o lado como uma orelha de rosa.

**PESCOÇO:**
Forte, de comprimento moderado, com o topo ligeiramente arqueado, se insere bem entre os ombros.

**CORPO:**
Linha superior: O dorso é reto e sólido, horizontal e firme do garrote aos quadris.
Coxas: Moderadamente inclinadas.
Peito: Não largo, mas alto, seu ponto mais baixo atinge o cotovelo.
Costelas: Longas e bem arqueadas, nem planas nem em tonel.
Linha inferior: Moderadamente elevada.

**CAUDA:**
Direta, longa ou curta de nascimento. Quando é encurtada (nos países onde essa prática não é proibida) ou naturalmente curta, não deve medir mais de 10 cm.

**MEMBROS ANTERIORES:**
Sua ossatura é forte, mais oval do que redonda.
Ombros: Escápulas longas, planas, bastante próximas no garrote e bem inclinadas.
Braços: Deve ter aproximadamente o mesmo comprimento que a escápula e formar um ângulo aproximadamente reto com ela.
Antebraços: Verticais, perpendiculares ao solo.
Metacarpos: De comprimento médio e levemente inclinados. A remoção do polegar anterior é permitida (nos países onde essa prática não é proibida).
Pés: Ovais, compactos, com dedos apertados e bem arqueados. As almofadas são grossas e elásticas.

**MEMBROS POSTERIORES:**
A largura da parte traseira é igual à da frente medida na altura dos ombros. O ângulo aproximadamente reto formado pela pelve e a coxa corresponde ao formado pela escápula e o úmero.
Grupos musculares: Bem definidos.
Articulação do jarrete: Angulação moderada.
Jarretas: Curtas, perpendiculares ao solo, paralelas vistas de trás. Ausência de esporas nos membros posteriores (ou remoção nos países onde essa prática não é proibida).
Pés: Ovais, compactos, com dedos apertados e bem arqueados. As almofadas são grossas e elásticas.

**ANDAMENTO:**
Uniforme, solto e fácil. O pastor australiano demonstra grande agilidade em seus movimentos. Passadas que cobrem bem o terreno, em equilíbrio. Os membros anteriores e posteriores se movem em planos paralelos ao eixo mediano (sagital) do corpo. À medida que a velocidade aumenta, os pés (anteriores e posteriores) convergem para o plano mediano, enquanto a linha superior permanece firme e horizontal. O pastor australiano deve ser ágil e capaz de mudar de direção ou velocidade instantaneamente.

**PELAGEM:**
Pelo de textura e comprimento médios, reto a ondulado, resistente às intempéries. O subpelo varia em quantidade com as estações. O pelo é curto e liso na cabeça, orelhas, frente dos membros anteriores e sob os jarretes. A parte de trás dos membros anteriores e as coxas são moderadamente desenvolvidas. A crina e o jabot são moderados, mais pronunciados nos machos do que nas fêmeas.

**COR:** Azul-merle, preto, vermelho-merle, vermelho, todas essas cores com ou sem manchas brancas, com ou sem marcas fogo (cor cobre), todas as cores sendo igualmente válidas. O colar branco não se estende além do garrote. O branco é permitido no pescoço (parcialmente ou formando um colar completo), no peito, nos membros, na parte inferior do focinho, com uma lista na cabeça, e pode se estender a partir da parte inferior até 10 cm, medindo da horizontal passando pelo cotovelo. O branco na cabeça não deve dominar e os olhos devem ser completamente cercados por áreas coloridas (pelo da cor da pelagem, a pigmentação das pálpebras não tendo relação). Os merle têm como característica escurecer com a idade.

**TAMANHO E PESO:**
Altura na cernelha: A altura preferida é de 51-58 cm (20-23 polegadas) para o macho, e de 46-53 cm (18-21 polegadas) para a fêmea. A qualidade não deve ser sacrificada em prol do tamanho. Os machos pesam em média entre 23 e 30 kg, enquanto as fêmeas pesam entre 18 kg e 25 kg.

**TIPO GERAL:**
Falta de tipo, altura na cernelha fora dos limites do padrão, com + ou – 1 cm
- fêmea de 46 a 53 cm, com + ou – 1 cm de tolerância

- fêmea pastor americano miniatura 33 a 43 cm
- macho de 51 a 58 cm, com + ou – 1 cm de tolerância
proporções não conformes ao padrão.

-macho pastor amercano miniatura 35 a 46cm

**PELAGEM:**
· Cor não conforme ao padrão.
· + de 25% de manchas na trufa, em sujeitos merle com mais de 1 ano.
· Manchas na pálpebra.
· Cor das mucosas não conforme com a pelagem.
· Manchas brancas em outras áreas além dos locais especificados no padrão.
· Olhos não completamente inseridos na cor da pelagem.

**ANOMALIAS:**
· Íris incompleta.
· Prognatismo inferior.
· Prognatismo superior que exceda 0,3 cm.
· Ausência de um incisivo ou canino.
· Ausência de mais de um pré-carnassial, exceto PC1.

**Padrões brancos autorizados e não autorizados para o pastor australiano.**

**CARÁTER / EDUCAÇÃO / NECESSIDADES DO PASTOR AUSTRALIANO**

Para apreciar bem um cão, não devemos nos esforçar para torná-lo semi-humano, mas sim considerar a possibilidade de nos tornarmos nós mesmos semi-caninos...
Edward Hoagland

**Por que adotar um Pastor Australiano?**

**Caráter e educação do Pastor Australiano:**
Os cães pastores, moldados pela flexibilidade e disciplina exigidas para conduzir rebanhos sob as ordens do homem, geralmente mostram uma grande receptividade à educação e um temperamento dependente e muito próximo do humano. O Pastor Australiano se encaixa perfeitamente nesse modelo, mantendo uma personalidade própria que é importante conhecer bem para adotá-lo com total consciência.

O Pastor Australiano foi inicialmente concebido para ser um cão de pastor versátil, inteligente, com um caráter forte o suficiente para resistir à pressão do treinamento e do trabalho, e dotado de uma grande resistência. Esses diferentes pontos são encontrados em toda a população, incluindo aqueles, que agora são os mais numerosos, que não trabalham com rebanhos.

Mas, como um cão equilibrado e bem adaptado, ele sabe se adaptar ao contexto familiar se for bem educado e se tiver uma vida que atenda suas necessidades de gasto físico e mental.

**Companheiro carinhoso e divertido para as crianças**, generoso em sua afeição (muito demonstrativo e pode ser bastante "brutal"), muito próximo de seus humanos, ele se encaixa sem problemas no modelo do bom cão de família agradável de se conviver, mais uma vez se tiver sido corretamente educado.

**Família** significa presença: deixado sozinho em um grande terreno, ele ficaria entediado! Se ele estiver do lado de fora e sua família dentro de casa, ele ficará na porta esperando que venham cuidar dele; portanto, ele não é feito para longos e repetidos dias de solidão. Para formar um cão, é necessário estar presente o máximo possível em sua vida.

Mas família não significa ociosidade!
O Pastor Australiano continua a ser um cão ativo, até muito ativo, cheio de energia para gastar. Em geral, o Aussie precisa canalizar seu dinamismo: se não for sempre em um esporte ou em uma atividade útil, pelo menos em exercícios e jogos mentais e físicos. Um Pastor Australiano entediado pode se tornar destrutivo e deprimido. A vida em apartamento não é impossível, mas a escolha de um temperamento adequado parece sensata, desde que o humano esteja realmente disponível para seu cão.

A firmeza e a clareza que são necessárias para o Aussie ser um cão de trabalho podem se tornar prejudiciais se forem completamente ignoradas no contexto de companhia. Uma educação correta é, portanto, mais do que indispensável. O Pastor Australiano, no entanto, é um cão fácil de educar; como ele adora agradar e é muito inteligente, conseguir um companheiro perfeitamente gerenciável está ao alcance de um humano motivado e bem orientado. Ele aprende muito rapidamente e só precisa de aprender, mas atenção: os maus hábitos se instalam tão rapidamente quanto os bons... O primeiro ano é, sem dúvida, particularmente importante. Uma boa base de educação, adquirida em sessões com um educador canino em casa, treinado em métodos positivos, será perfeita.

Ser útil em todas as circunstâncias é um sacro ofício para o Pastor Australiano; ele sabe o que significa proteger, mostrando-se protetor em relação à sua família e, especialmente, às crianças, defendendo o território com convicção. Mas no papel de guardião, ele se limitará à dissuasão, pois passar à ação não é, em princípio, da sua natureza.

Fora do contexto de guarda, muitos indivíduos são amigáveis com todos; no entanto, um dos critérios da raça, do ponto de vista psicológico, é uma certa desconfiança em relação aos estranhos, comum em outros cães pastores. Essa atitude não deve, portanto, ser considerada um defeito. Na idade adulta, um Aussie pode não deixar que uma pessoa desconhecida o acaricie, especialmente em seu território. No entanto, para que essa reserva não se torne um problema, um cão que seja mais desconfiado que outros precisará de uma socialização particularmente intensa, especialmente enquanto ainda for filhote.

Em relação a outros cães, o Pastor Australiano não busca facilmente conflitos; ele rege suas relações com seus semelhantes por relações claras de matilha e pode viver em grupo. Como outros cães pastores, o Aussie possui um forte potencial utilitário e esportivo, sendo, portanto, suscetível de se destacar em várias disciplinas. Embora possa sempre ser utilizado como um autêntico cão de trabalho, isso não é um imperativo para ter um cão equilibrado; isso é, sem dúvida, o que o diferencia, por exemplo, do Border Collie, cuja política de seleção oficial é inteiramente dedicada à condução de rebanhos.

Concretamente, o Pastor Australiano não precisa correr dezenas de quilômetros todos os dias para se comportar bem em casa.

Seu humano é sua principal preocupação: um Aussie é tipicamente o tipo de cão que segue seus humanos de cômodo em cômodo na casa, em passeios de bicicleta, em trilhas a cavalo ou se adapta sem problemas ao carro, caminhão ou trator para continuar tendo-os à vista. O Pastor Australiano também é um cão que geralmente adora água e, portanto, pode acompanhá-lo em suas atividades aquáticas.

Um de seus principais atributos é se adequar a muitas situações e estilos de vida, mas pessoas sedentárias ou pouco disponíveis não conseguiriam apreciá-lo nem oferecer as condições de existência que ele merece. O Aussie é feito para acompanhar seus humanos em uma vida cotidiana rica e ativa!

**O PASTOR AUSTRALIANO E OUTROS ANIMAIS**

Regularmente, uma pergunta surge durante os contatos telefônicos para considerar a adoção de um filhote conosco:

"O Pastor Australiano é capaz de viver serenamente com outros animais? Gatos, cavalos, cabras, ovelhas, coelhos, porquinhos-da-índia, etc..."

Pensamos que algumas fotos valiam mais do que um longo discurso e, portanto, pedimos aos donos de nossos filhotes que compartilhassem seu cotidiano em imagens :-). Agradecemos a eles por participarem!

**Conclusão:** O Pastor Australiano é totalmente capaz de viver em simbiose com outros animais da casa, desde que os encontros sejam feitos o mais cedo possível, no ritmo de cada um e de forma positiva ;-)

Um filhote de Pastor Australiano até 12/16 semanas é bastante tolerante e, acima de tudo, muito curioso em relação aos outros animais. Por isso, ele não vai correr atrás do gato ou atacar o roedor da família. É fundamental aproveitar esse período para que seu animal, qualquer que seja, faça parte integrante do cotidiano do filhote.

Se isso não acontecer, por curiosidade, excitação ou ansiedade em relação a algo que se move, o cão adulto que não foi exposto a um determinado animal pode se mostrar reativo, até agressivo.

**DOENÇAS HEREDITÁRIAS PRESENTES NO PASTOR AUSTRALIANO**

O Pastor Australiano pode desenvolver doenças hereditárias que variam em gravidade e podem aparecer em idades diferentes, às vezes bastante tarde, o que não permite a remoção dos reprodutores afetados antes do fim de sua carreira. Levamos essas doenças hereditárias muito a sério, pois acreditamos que é uma parte importante do nosso trabalho como criadores oferecer cães o mais saudáveis possível. Nossas fêmeas e machos em idade de reprodução são, portanto, todos testados para essas doenças, assim como os machos utilizados. Além disso, nos esforçamos para fazer cruzamentos com o menor risco possível, de modo que nossos filhotes tenham menos ou nenhum risco de desenvolver essas doenças incapacitantes.

Nesta seção, você encontrará uma apresentação das principais doenças hereditárias que afetam a raça, quais testes devem ser realizados ao se considerar a reprodução do seu Pastor Australiano e quais precauções podem ser tomadas no dia a dia.

Você também encontrará informações sobre a reprodução merle x merle e a reprodução NBT x NBT.